sábado, 10 de novembro de 2012


A Umbanda é uma mistura de religiões européias e africanas, ela surgiu na década de 20 no século XX, no Rio de Janeiro - Brasil.
Os pilares da umbanda é: o amor, a caridade e a humildade. Os umbandistas acreditam em um único deus (OLORUM) que é o criador de tudo e de todos, além disso reverenciam entidades superiores (ORIXÁS), sendo que o principal é Jesus (OXALÁ).
A umbanda considera que o universo é habitado por guias espirituais, os umbandistas entram em contato com homens com intermédio dos chamados "médium", que incorpora os guias espirituais.
Os guias espirituais umbandistas são represtandos por figuras como o caboclo, o preto-velho e a pomba-gira, durante as seções de consultas espirituais.
Na umbanda, existem diferentes variações das ramificações existentes (suas crenças), os Orixás são cultuados como divindades de um plano astral superior, que na terra representam às forças da nautreza, muitas vezes eles acreditam a força da natureza como o próprio Orixá.
Oxum - é o orixá das águas doces;
Iemanjá - é o orixá das águas salgadas;
Iansã - é o orixá dos ventos, chuvas fortes e os relâmpagos;
Xangô - é o orixá das forças das pedreiras;
Oxóssi - é o orixá da energia das matas;
Ogum - é o orixá dos metais.
Na umbanda, são 7 orixás em ordem:
Oxalá: Representado por Jesus.
Oxossi: Representado pelos caboclos ou indios brasileiros ou não.
Ogum: Os chamados guerreiros.
Ibeji Bejada: A linha das crianças.
Oxum: Representada pela força da água doce, rios e cachoeiras.
Xangô: Representa a justiça e a força das pedreiras.
Yemanjá: Representa a água salgada, o mar.
Muitas pessoas acreditam que a umbanda trata-se de uma variação do Candomblé ou com a Kiumbanda, mas ela não tem nada haver, é uma religião que trabalha com entidades do Plano Astral ou seres da natureza e utiliza a incorporação para trabalhar com as necessidades do homem, trazendo forças externas e a sabedoria dos mestres da Aruanda para a cura e a energização do campo astral humano.