terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bocejo antes do trabalho mediúnico





Dizem que quando se boceja muito fora da hora do sono é sinal que que espíritos estão presentes...

Será que isso é verdade?

Na verdade é comum em centros espíritas ou em casas de umbanda ocorrerem o "fenômeno do bocejo" antes de iniciar o trabalho mediúnico. Se você observar,isso ocorre aleatoriamente nos médiuns e em pessoas que estão na assistência, aguardando para tomar um passe ou fazer uma consulta.

Segundo pesquisadores, quando os médiuns estão sob má influência podem ocorrer bocejos com certa frequência. Isso ocorre porque a organização física-perispiritual dessas pessoas está sofrendo alguma influência do campo espiritual e podem estar sofrendo um desequilíbrio fluídico. Você pode confirmar que esse fato tem relação com a mediunidade porque após o trabalho mediúnico os bocejos cessam.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, demonstrou que os fluidos perispirituais podem concentrar-se em alguns órgãos conforme a necessidade momentânea de cada criatura. Assim, por exemplo, se uma pessoa está correndo, os fluidos perispirituais estarão concentrados nos setores mais solicitados do corpo físico, tendo em vista o exercício em questão. Acontece o mesmo com outras atividades orgânicas.
 Quando estamos com sono, bocejamos. O relógio biológico do organismo também funciona no corpo perispiritual. Aprendemos que o corpo físico é uma cópia grosseira do perispírito e, por isso, reflete toda a sua estrutura e mecanismos de funcionamento. Possivelmente é o relógio biológico que controla o fenômeno da sonolência física. Esse controlador natural aciona um mecanismo fazendo com que haja uma concentração fluídica na área do cérebro predispondo ao sono. Essa concentração fluídica provoca o bocejo natural.

Ao chegar o momento de dormir é comum bocejarmos algumas vezes antes de nos entregarmos ao sono. É sinal de que está chegando a hora de repousar o corpo físico que se encontra esgotado. Durante o repouso a situação fluídica perispiritual tende ao equilíbrio, fazendo com que ao despertar, a criatura sinta uma agradável sensação de bem estar.

No caso do bocejo provocado por espíritos, possivelmente ocorre algo parecido, por meio das ligações entre o espírito desencarnado e o médium. Essas ligações se fazem através do psiquismo. Quando um médium está sob má influência ou prestes a dar passividade a uma entidade desajustada seu psiquismo fica como que impregnado de fluidos pesados, o que provoca uma sensação mental semelhante ao sono físico, fazendo-o bocejar.

É importante deixar claro que não são todas as manifestações de entidades necessitadas que provocam os bocejos.