quinta-feira, 6 de março de 2014

06/03/2014- A MORTE

A poucos dias eu me fiz uma pergunta... para onde nós iremos quando morrermos? afinal quem não tem medo da morte e isso se dá talvez pela grande incerteza sobre esse assunto que abrange todas as religiões. Bom... se fizermos essa mesma pergunta a um cristão certamente ele nos diria que por nossa rebeldia estamos todos sentenciados ao inferno eternamente, a nao ser que nos arrependamos de nossos pecados e passemos a seguir o seu nazareno como único deus e senhor!
Tal qual é no catolicismo, os evangélicos acreditam num julgamento, condenatório (céu e inferno) e na eternidade da alma. A diferença é que o espírito da pessoa morta faz uma grande jornada onde então se dará a ressurreição na suposta volta do nazareno a terra, ao que eles chamam “Ressurreição dos justos” momento onde aqueles que foram reprovados terão uma nova chance de se redimirem no “último Julgamento”.
No ponto de vista budista:, a palavra "morte" significa "o que vai nascer". pra eles o que morre no mundo material, na verdade esta nascendo no mundo espiritual,onde vive durante um período que pode variar de alguns anos a dezenas, centenas ou até milhares de anos, para depois disso renascer novamente no mundo físico. de acordo com o carma da pessoa,essa pode renascer em seis mundos diferentes: reino dos céus, reino humano, reino animal, espíritos guerreiros, espíritos insaciáveis e reinos infernais. Já em uma das religiões mais contraditórias que existem como é o caso do islamismo, a pessoa continua existindo mesmo depois de morrer como uma forma de ressurreição física e espiritual. Existe uma importante condição entre o modo de vivencia na terra e a vida após a morte. A vida após a morte será de recompensas e punições de acordo com o comportamento terreno.
Na crença muçulmana se crê que quando morre a pessoa permanece na condição intermediária da vida entre a morte e a ressurreição. alguns acontecimentos acontecem nessa nova vivencia, como é o caso da prova do túmulo, onde todos sem exceção irão ser indagados pelos anjos sobre sua crença, seu profeta e seu único e definitivo Senhor. O túmulo é uma especie de jardim do paraíso ou uma parte do inferno; nesse interim presenças angelicais que provêm misericórdia fazem visitação as almas dos que crêem e dessa mesma forma anjos que executam punicão castigam os que não crêem.
No hinduismo se enxerga a vida após a morte como na crença de reencarnação. Para os hinduístas, seria através dos pensamentos palavras atitudes que a alma interage e se atrela no mundo físico.no momento da morte acontece então a transformação. A alma se ocupa do corpo de outra pessoa ou um animal, para eles isso dependerá muito das ações do indivíduo, pois a toda ação diz respeito a uma reação que rege a lei do carma. Enquanto não se alcançou a derradeira libertação, passamos a permanecer em ciclos de renascimentos e mortes.
Candomblé Não há relação direta entre céu e inferno,muito menos de castigo eterno.acredita-se que as almas que estão na terra devem apenas seguir o seu destino, se assim não for então ficarão entre o céu e a terra até se completarem plenamente como um ser consciente e eterno. Os cultos afro-brasileiros acreditam que os mistérios da vida e da morte são traçados por uma autoridade superiora, uma força universal que equilibra o divino ou eterno, eles vêem o poder do criador em tudo ao seu redor e é na natureza, que esse poder se intensifica. Morrer é existir em outra esfera e assim ficando junto com outros espíritos, tal como, orixás e guias.

 Mas e o ateu o que acha disso? para o ateu o fato da pessoa morrer não quer dizer que ela irá renascer em outro lugar nem em outro corpo ,ele descarta a possibilidade de que o espirito ficará vagando em algum lugar e nem acha mesmo que somos dotados de espirito ,simplesmente quando se morre se deixa de existir pra sempre e pronto. o que fica são apenas lembranças. Quanto a você, pra onde você ou seu espírito irá se é que acredita nisso, após sua morte você já pensou sobre isso? então diga-me no acredita.